top of page

Gratidão como Terapia


Esse artigo pode ser encontrado na Revista Acontece de Setembro. English translation soon...

A vida moderna requer que façamos várias coisas ao mesmo tempo: trabalho, crianças, casa, família, etc. As pressões são muitas e frequentemente nos sentimos cansados, sem energia, estressados com tudo e com todos. Mas continuamos na correria. Nessa correria muitas vezes nos deparamos com um sentimento de que está faltando alguma coisa nas nossas vidas, nos sentimos incompletos. E assim continuamos na correria e fazendo planos para o futuro para suprir esses sentimentos de vazio e falta de plenitude. Estamos sempre planejando o futuro: “esse verão vou fazer a viagem para a Toscana que tanto quero!”, “esse domingo temos que fazer uma coisa diferente. Vamos sair de barco?”

Nada errado em fazer planos para o futuro, planejar viagens gostosas e passeios maravilhosos. Mas muitas vezes na correria e na insatisfação da correria nos esquecemos do momento presente e do que já possuímos. Estamos buscando no futuro o que já possuÍmos no presente. Algumas áreas da psicologia moderna como a Psicologia Positiva entenderam esse aspecto das nossas insatisfações e incorporaram em suas abordagens a importância do momento presente e da gratidão.

Gratidão nos permite reconhecer coisas boas nas nossas vidas e nos conectarmos de forma positiva com as pessoas e o mundo a nossa volta. Nesse sentido, incorporar gratidão de forma diária nas nossas vidas pode ser revolucionário, porque implica em prestar atenção no que está bom nas nossas vidas e mudar o foco do negativo para o positivo.

Você consegue mencionar três coisas que te fazem sentir grato hoje? Pequenas coisas como o pôr-do-sol, o sorriso de um filho, a brisa na noite quente de verão, o carinho de um amigo, um beijo de alguém que você ama? Todos nós temos vários motivos para sermos gratos diariamente. Só nos esquecemos de sermos gratos. Pesquisas revelam que praticar gratidão de forma sistemática tem efeitos positivos na nossa saúde mental e na sensação de satisfação com a vida.

Então fica aí uma sugestão: faça um diário de gratidão. Toda noite escreva três razőes para ser grato. Faça isso por um mês e repare nos efeitos positivos que essa prática pode trazer para a sua vida diária.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
bottom of page